Clínica Brasil utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Segunda a Sexta - 6h - 22h | Sábado - 7h - 18h | Domingo - 7h - 12h

Blog da Clínica Brasil

Pensando em cuidar da sua saúde, trouxemos uma série de conteúdos, para você entender melhor sobre sintomas e doenças que afetam o organismo. Não se esqueça de agendar uma consulta com um médico especialista!

Primeira Consulta no Pediatra: 8 Perguntas que você deve fazer

pediatria
COMPARTILHE

São muitas expectativas e anseios após o nascimento, e mesmo que tenham lido muitos artigos e escutado dicas dos familiares, não há nada melhor que tirar as dúvidas direto com um médico especialista. 

A primeira consulta é um momento muito importante e necessário para garantir que a criança se desenvolva bem, além de assegurar a tranquilidade dos pais com os assuntos relacionados à vacinação, amamentação, sono, introdução alimentar e muito mais. 

Nós da Clínica Brasil preparamos esse post com as 8 perguntas essenciais para a primeira consulta. Continue a leitura e confira. 

A primeira consulta 

Normalmente, a primeira consulta ocorre após sete a quinze dias da data de nascimento do bebê.  Esse é um período de adaptação tanto para a mãe quanto para o bebê,  por isso é normal que surjam muitas dúvidas e é fundamental que ocorra o acompanhamento regular do pediatra.

O que levar na primeira consulta?

Quando for ao pediatra é imprescindível que seja levado a carteira de vacinação com os dados da maternidade como peso, estatura, teste de Apgar, perímetro do encéfalo e do tórax e os tipos sanguíneos tanto da mãe quanto do bebê. 

Quais são as perguntas essenciais?

Não existe um número certo de questionamentos que devem ser feitos, nem obrigatoriamente o que deve ser perguntado, afinal, cada caso é um caso. 

Porém, existem sim algumas perguntas que realmente são essenciais para serem realizadas neste momento da primeira consulta, entre elas estão: 

  • Qual a frequência e cuidados para sair com o bebê de casa? 
  • Como cuidar do umbigo do bebê? 
  • O bebê está com o peso correto?
  • Quanto tempo o bebê precisa dormir em cada etapa de crescimento?
  •  Como fazer a higienização correta do bebê? Quais os produtos recomendados?
  •  Em que posição é melhor para o bebê dormir sem riscos de engasgar?
  •  Por quanto tempo devo amamentar? 
  •  Como lidar com as cólicas do bebê?
  •  A partir de qual mês pode começar a introdução de outros alimentos?
  • Quando é indicado utilizar a chupeta e por quanto tempo?

Uma excelente dica é que se leve algo para anotar as respostas do médico, seja um bloco de anotações ou o próprio celular, assim é possível se lembrar de tudo que foi dito e não fica dúvidas ao chegar em casa. 

Além das perguntas, vale ressaltar que é de extrema importância que os pais forneçam a maior quantidade de informações detalhadas durante a consulta e sejam abertos e sinceros em responder as que o pediatra dizer. 

Apesar de não ser obrigatório, é importante que os pais façam todo o acompanhamento pediátrico nos primeiros anos da criança, assim tem a orientação correta e assertiva sobre as fases de crescimento e a evolução do bebê. 

Por isso é essencial que desde o nascimento da criança seja feita a escolha de um pediatra de confiança. Se você está em busca de um profissional de excelência, entre em contato conosco e conheça nossos pediatras.