Clínica Brasil utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.
Segunda a Sexta - 6h - 22h | Sábado - 7h - 18h | Domingo - 7h - 12h

Blog da Clínica Brasil

Pensando em cuidar da sua saúde, trouxemos uma série de conteúdos, para você entender melhor sobre sintomas e doenças que afetam o organismo. Não se esqueça de agendar uma consulta com um médico especialista!

Entenda porque é importante estar com os exames cardiológicos em dia.

exames cardiologicos
COMPARTILHE

Por esse motivo, fazer exames regularmente é extremamente importante, principalmente para as pessoas que possuem algum histórico de doença cardíaca na família ou que faz parte dos grupos de riscos como obesos, diabéticos e hipertensos. 

Quer conhecer mais sobre os exames cardiológicos? Continue a leitura.

Qual a importância de realizar os exames regularmente? 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Hipertensão afeta aproximadamente 25% da população adulta no Brasil. Além da prevenção, a realização dos exames cardiológicos regularmente auxiliam no diagnóstico precoce de doenças graves como: 

  • Acidente Vascular Cerebral; 
  • Infarto Agudo do Miocárdio; 
  • Doença Vascular Periférica; 
  • Entre outras; 

Mesmo sendo indicado para as pessoas que possuem histórico de doenças cardiovasculares na família e de grupos de risco, também podem ser feitos por todos que se preocupam em manter a saúde em dia.

Quando uma pessoa que sabe que possui algum tipo de doença cardiovascular não faz os exames regularmente, corre o risco de piorar o quadro de saúde como: 

  • Prejuízo para o funcionamento dos rins; 
  • Causar Cegueira; 
  • Infarto Cardíaco Precoce; 
  • AVC; 
  • Alterações vasculares em diversos órgãos; 

Conheça os principais exames cardiológicos

Os exames são úteis na prevenção e diagnóstico de doenças graves, isso inclui as doenças cardiológicas. Além de serem importantes também no acompanhamento de diversos tratamentos. 

Entre os principais exames cardíacos estão: 

Eletrocardiograma

Esse é um dos exames mais básicos e comuns na avaliação cardiológica, com ele é determinado a frequência cardíaca, diagnosticar infarto, assim como qualquer outra anomalia do coração. 

Ecocardiograma 

O exame de Ecocardiograma utiliza as ondas sonoras para criar uma imagem do músculo cardíaco, como se fosse um ultrassom do coração. Costuma ser utilizado para a investigação de sopro cardíaco, falta de ar, sintomas de palpitações, desmaios, insuficiência cardíaca e doenças do músculo cardíaco.

Teste Ergométrico 

Esse exame utiliza é um teste de esforço em que há a indução de arritmias através dos exercícios de bicicletas ou na esteira com o objetivo de medir a pressão arterial e fazer uma leitura do ECG enquanto o pacientes faz o exercício. A realização desse exame é feita para investigar arritmias e suspeitas de obstrução das artérias do coração.

Holter 24 horas 

O Holter é outro exame indicado para buscar arritmias através de eletrodos colocados na região torácica do paciente que são conectados em um aparelho portátil que registra todo o exame. O paciente permanece com o aparelho durante 24 horas, mantendo a mesma rotina do dia-a-dia.

Quando identificado o problema cardíaco é fundamental o acompanhamento de um cardiologista para garantir a eficácia do tratamento para dar uma boa qualidade de vida ao paciente e evitar complicações. 

Agende hoje mesmo a sua consulta com um de nossos cardiologistas.