Blog da Clínica Brasil
Pensando em cuidar da sua saúde, trouxemos uma série de conteúdos, para você entender melhor sobre sintomas e doenças que afetam o organismo. Não se esqueça de agendar uma consulta com um médico especialista!
Entenda porque é importante estar com os exames cardiológicos em dia.

Por esse motivo, fazer exames regularmente é extremamente importante, principalmente para as pessoas que possuem algum histórico de doença cardíaca na família ou que faz parte dos grupos de riscos como obesos, diabéticos e hipertensos.
Quer conhecer mais sobre os exames cardiológicos? Continue a leitura.
Qual a importância de realizar os exames regularmente?
De acordo com o Ministério da Saúde, a Hipertensão afeta aproximadamente 25% da população adulta no Brasil. Além da prevenção, a realização dos exames cardiológicos regularmente auxiliam no diagnóstico precoce de doenças graves como:
- Acidente Vascular Cerebral;
- Infarto Agudo do Miocárdio;
- Doença Vascular Periférica;
- Entre outras;
Mesmo sendo indicado para as pessoas que possuem histórico de doenças cardiovasculares na família e de grupos de risco, também podem ser feitos por todos que se preocupam em manter a saúde em dia.
Quando uma pessoa que sabe que possui algum tipo de doença cardiovascular não faz os exames regularmente, corre o risco de piorar o quadro de saúde como:
- Prejuízo para o funcionamento dos rins;
- Causar Cegueira;
- Infarto Cardíaco Precoce;
- AVC;
- Alterações vasculares em diversos órgãos;
Conheça os principais exames cardiológicos
Os exames são úteis na prevenção e diagnóstico de doenças graves, isso inclui as doenças cardiológicas. Além de serem importantes também no acompanhamento de diversos tratamentos.
Entre os principais exames cardíacos estão:
Eletrocardiograma
Esse é um dos exames mais básicos e comuns na avaliação cardiológica, com ele é determinado a frequência cardíaca, diagnosticar infarto, assim como qualquer outra anomalia do coração.
Ecocardiograma
O exame de Ecocardiograma utiliza as ondas sonoras para criar uma imagem do músculo cardíaco, como se fosse um ultrassom do coração. Costuma ser utilizado para a investigação de sopro cardíaco, falta de ar, sintomas de palpitações, desmaios, insuficiência cardíaca e doenças do músculo cardíaco.
Teste Ergométrico
Esse exame utiliza é um teste de esforço em que há a indução de arritmias através dos exercícios de bicicletas ou na esteira com o objetivo de medir a pressão arterial e fazer uma leitura do ECG enquanto o pacientes faz o exercício. A realização desse exame é feita para investigar arritmias e suspeitas de obstrução das artérias do coração.
Holter 24 horas
O Holter é outro exame indicado para buscar arritmias através de eletrodos colocados na região torácica do paciente que são conectados em um aparelho portátil que registra todo o exame. O paciente permanece com o aparelho durante 24 horas, mantendo a mesma rotina do dia-a-dia.
Quando identificado o problema cardíaco é fundamental o acompanhamento de um cardiologista para garantir a eficácia do tratamento para dar uma boa qualidade de vida ao paciente e evitar complicações.
Agende hoje mesmo a sua consulta com um de nossos cardiologistas.